terça-feira, 27 de março de 2007

A Reprodução do Acará disco


O acará disco é um exemplar ovíparo, cuja reprodução está diretamente associada à possibilidade de proporcionar às matrizes as qualidades de água, iluminação , alimentação, etc, mais próximas possíveis ao habitat natural da espécie. Um aspecto dificultador é que não se consegue distinguir visualmente , quais exemplares são machos e fêmeas, bem como o fato da formação de casais dar-se de maneira espontânea.
O tanque de criação deverá ter entre 75 a 114 Litros , não possuir substrato, possuir um aquecedor que mantenha a temperatura nos padrões adequados, um filtro esponja (interno) e um receptáculo de desova, onde você deseja que o casal deposite os ovos. Além disso, é ideal que se cubra o fundo e laterais do aquário de reprodução com uma cartolina colorida em tons claros como azul claro, verde ou bege.
O receptáculo pode ser um pedaço de ardósia, tijolo, um vaso de flor invertido, um cone de reprodução (fabricado justamente pra esse fim) ou um cano de pvc grudado a uma base. O casal prefere desovar em uma superfície estável e vertical, que será limpa vigorosamente pelo casal no período do “namoro”.
Um conselho é não incluir qualquer outro peixe,caramujo ou animal aquático no aquário de reprodução, para evitar stress do casal e acidentes do tipo caramujos devorarem os ovos durante a noite.
A iluminação é a mesma colocada anteriormente, luz do sol indireta já supre as necessidades, porém iluminação artificial também é bem vinda.
Quando o casal já se encontra no aquário de reprodução e pronto para o acasalamento apresentam o comportamento de se sacudir um em frente do outro, às vezes abanando , às vezes mordendo um ao outro. Ambos também irão nadar um em direção ao outro em grande exibição de cores com todas as suas barbatanas esticadas.
A desova geralmente é de 200 a 400 ovos e leva em torno de duas horas para se completar inteiramente. Após isso o casal fica cuidando dos ovos, retirando os atacados por fungos, etc. Neste período os pais podem ser alimentados, porém com muito cuidado para não assustá-los. A eclosão ocorrerá em 3 dias (dependendo da temperatura da água).
Após a eclosão os pais ficarão mudando os filhotes de lugar para melhor protegê-los e separá-los dos ovos não eclodidos e atacados por fungos. Enquanto os alevinos se tornam mais e mais ativos, a cor do corpo dos pais irá se tornar escura. No final do terceiro dia após o nascimento, todos os peixes começarão a nadar e se agruparão em torno dos flancos dos pais.
Nos primeiros dias os filhotes se alimentam do muco dos pais ficando aderidos a eles dia e noite. Após 10 dias, os alevinos se apresentaram mais arredondados e podem ainda ser alimentados apenas pelo muco dos pais até atingirem 1cm de diâmetro. Alguns separam os filhotes dos pais, porém é adequado que os filhotes fiquem por 3 semanas em conjunto com os mesmos. Passada esta fase, deve-se observar cuidados com a alimentação e limpeza do tanque. Para a alimentação náupilos de artêmia recém eclodidas são as mais usadas pelo seu alto valor protéico. Daí em diante , deve-se observar os aspectos de manutenção e alimentação adequadas para que se complete o ciclo de vida desta maravilhosa espécie.

8 comentários:

  1. com que tamanho eles acasalam, vcs vendem um casal em ponto de a asalamento ? se sim, qual o valor ?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o artigo sobre a reproduçao dos discos, sou da cidade de caratinga mg, aqui so conheço uma pessoa que tb cria discos, os meus pra minha felicidade botaram essa semana, e agora vamos aguardar e ver a ninhada se desenvolver. abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de mais informações sobre reprodução, como produzir larvas de artemias para alimentação de alevinos e se ha substitutos para tal função

    ResponderExcluir
  4. meus acaras tbm desovar hj<estou aguardando o nascimento e lindo...

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber quanto custa cada filhote, se depende da espécie e quanto custa um casal na fase de acasalamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gersinho, me mande seu email que te passo alguns bons produtores / vendedores com bons exemplares. Preços variam de R$45,00 filhotes a R$1.500,00 (adulto) ou até mais dependendo dos exemplares (espécie, tamanho, etc.)Um discu chega à fase de procriação com, em média, 9 meses a 1 ano de vida.

      Excluir
  6. Olá, tenho três Discos, gostaria de saber, qual o PH,temperatura da agua ideal, e se se dão bem com agua mais mivimentada, ou mais calma.

    Grato

    Edgard

    ResponderExcluir
  7. Olá Edgard, os discus gostam de águas mais calmas e com Ph ácido. Temperatura da água pode ficar entre 27 a 29 graus, porém sempre tomando cuidado com oscilações. Forte abraço.

    ResponderExcluir