quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Manon


Por ser extremamente comercializado, e a princípio por achar uma espécie "sem graça", ficamos intrigados porque de tanta procura por essa espécie. Segue abaixo, informações sobre a espécie e a curiosidade que faz dessa espécie um sucesso de criação e vendas. Espero que gostem do texto, que é adaptação de um texto publicado no Fórum NDP, por nosso amigo David.


Nome Popular: Manon
Nome Científico: Lonchura striata
Distribuição: Índia, China Meridional, Taiwan
Família: Estrildídeos
Tamanho: até 11 cm
Cores: cores puras como o preto, branco e castanho ou uma mescla dessas cores.
Tempo de Vida: de 8 a 10 anos


Mutações
A maioria dos manons possuem cores sóbrias. Variam entre o negro e marrom, sendo o capuz em marrom escuro ou quase negro e o corpo em mescla de bege e branco. Existem ainda, manons de penas frisadas, albinos, arlequins (brancos com marcações pretas). Alguns exemplos:





Dimorfismo sexual

O Manon não apresenta diferenças entre machos e fêmeas, mas pode-se identificar os machos colocando vários em uma gaiola comunitária. O macho cantará emitindo alguns sons curtos, abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e do peito, daí pode-se observar todos que cantam, ou então colocar este macho em outra gaiola fazendo-se o teste, de um a um, separando as fêmeas que por sua vez,não demonstrarão o mesmo comportamento.

Alimentação:

A alimentação é bem simples, consiste em sementes como o Alpiste, Painço, Senha dentre outras, e deve ser complementada com verduras como o Almeirão, Couve, Chicória, além de uma fonte de cálcio, que pode ser um pote com areia ou um complemento liquido. 
Em época de reprodução, chocando ou cuidando do filhotes, deve-se dar uma alimentação reforçada com uma farinhada para pássaros a base de ovo

Acasalamento:

Os Manons podem botar até 8 ovos por ninhada, com 5 a 7 dias que eles cruzarem já começaram a botar os ovos, a incubação dura até 18 dias e o macho ajuda a fêmea a chocar os ovos. Com 45 dias em média os filhotes já estão comendo sozinhos e podem ser separados dos pais. Pode-se utilizar o mesmo ninho que usa-se para os Periquitos Australianos deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para confecção do ninho, os filhotes são muito resistentes e os pais reproduzem o ano inteiro. Contudo devemos deixar pelo menos 3 meses do ano sem que eles choquem para que possam descansar. A gaiola deve ser mais comprida do que alta, pode ter 40 cm de comprimento por 30 largura e 30 cm de altura ou até menores.

Instinto Maternal:

Os Manons são muito utilizados como ama-seca de outras espécies que não são bons pais como os Diamantes de Gold, Mandarins e Bicos de Lacre. Eles chocam os ovos destas espécies como se fossem deles mesmo e não descuidam-se um minuto sequer dos ovos e da criação dos filhotes adotivos. É mais aconselhável trocar os ovos que os Manons botaram, pelos ovos das outras espécies, ou seja, os dois casais têm que estar chocando, contudo tem casais que aceitam chocar e criar os filhotes sem estar chocando, isto varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente vão aceitar sem problemas.


Texto adaptado do Fórum Nação dos Pássaros

Nenhum comentário:

Postar um comentário