sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Coleiro - Sporophila caerulescens

O coleiro é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Seu nome significa: do (grego) sporos = semente; e philos = que gosta, amigo; e do (latim) caerulescens = azulado. Ave azulada que gosta de sementes. Também conhecido como coleirinha, papa-capim,papa-arroz ou tui tui. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também muito apreciado pelo seu belo canto. Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. Seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. A denominação caerulescens significa azulado, possivelmente pela intensidade do negro de suas penas que em alguns casos possuem um tom azulado.
Características
Mede em média 12cm, o macho, possui um inconfundível colar branco e negro motivo pelo qual recebeu essa denominação popular de coleirinha. Além do colar, ao lado da garganta negra, um “bigode” branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros com peito amarelo. Os machos de peito amarelo não constituem uma subespécie diferente, como muitos pensam, mas apenas um morph ou forma alternativa. Seu canto sofre grande variação regional.
A fêmea é toda parda, amarronzada, mais escura no dorso. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho. Os machos juvenis saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. Embora fêmeas não sejam normalmente canoras, existem alguns relatos de exemplares fêmeas, que também cantam, porém não com tamanha intensidade.
Sendo aves granívoras, congregam-se nos capinzais soltando grãos e usam o bico forte para quebrar as sementes. O nome papa-arroz vem do hábito de também usarem plantações de arroz como fonte de alimentação. Além do arroz, adaptaram-se às várias gramíneas trazidas da África e acompanharam a expansão da pecuária nas áreas anteriormente florestadas. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.
No período reprodutivo (outubro a fevereiro), o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território. O ninho é construído pelo macho e todas as demais tarefas correspondem à fêmea, ficando o macho com a atribuição de cantar, para defender a área de outros coleiros.
Apesar de viver nas áreas abertas, procura árvores da borda das matas nos horários quentes do dia e nidifica em árvores e arbustos do contato mata/campo aberto. O ninho, feito à base de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais é construído em forma de tigela rasa, sobre arbustos a poucos metros do solo. A fêmea põe geralmente 2 ovos, que são incubados por cerca de duas semanas ou menos, cada fêmea choca 3 ou 4 vezes por ano. Os filhotes abandonam o ninho após 13 dias de vida e com 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos, e atingem a maturidade sexual logo no primeiro ano de vida, podendo viver em média de 10 a 12 anos.
Fora do período reprodutivo, é uma ave de comportamento gregário, vivendo em grupos de 6 a 20 indivíduos, inclusive formando grupos mistos com outras espécies de papa-capins e tizius. O tamanho e peso reduzidos permitem a esta ave, alcançar as sementes de gramíneas trepando pela haste das plantas. Assim como outras aves, o coleiro foi beneficiado pela introdução de algumas gramíneas africanas, especialmente da braquiária, que parece ser a base de sua alimentação em áreas alteradas pelo homem. Seu habitat são campos abertos e capinzais, ocorrendo praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste, sendo vistos até em áreas urbanas.

Sofre perigo principalmente em razão do desmatamento, queimadas e principalmente captura indiscriminada, por ser ave valorizada e de belo canto. A melhor forma de preservá-lo é não adquirindo exemplares de contrabandistas, aves sem anilhas (não legalizadas). Se desejas um exemplar, procure se cadastrar junto ao IBAMA como criador amador e adquirir o exemplar de um criador legalizado, sendo a ave também detentora de registro junto ao órgão competente. Abaixo alguns tipos de cantos do coleiro. Espero que gostem. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário