quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Periquito Australiano

O periquito australiano ou periquito comum (Melopsittacus undulatus) é uma espécie de ave psitaciforme pertencente à família Psittacidae. É um animal de estimação muito popular.
Os periquitos australianos são aves pequenas, com uma envergadura média de 18 cm. Em cativeiro, têm uma esperança média de vida de 12 anos.
Na Natureza, o periquito australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula (saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho.
Vídeo em habitat natural



Em cativeiro, foram criadas outras cores que apareceram por mutações genéticas, sendo as mais conhecidas em tons de azul, mas também existem totalmente brancas. Os periquitos australianos selvagens são menores que os periquitos australianos tipo inglês. Estes foram sendo selecionados que possuíam maior altura e peso.
Os periquitos australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. Em cativeiro, a dieta é complementada com verduras, frutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras que comem: chicória molhada, espinafre; Frutas que comem: banana, laranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente de maçã, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos australianos.
O periquito australiano é uma das duas únicas espécies de aves psitaciformes que podem ser domesticadas pelo homem.
A espécie é alvo de seleção artificial e reprodução em cativeiro desde a década de 1850. Os periquitos australianos podem aprender a falar. A ave doméstica registrada com o maior vocabulário foi um periquito australiano chamado Puck.
Os periquitos ondulados como também são conhecidos apresentam uma enorme variedade de mutações do "original" verde: Verde Claro, Azul, Fator Escuro, Cinzento, Violeta, Face Amarela tipo I e tipo II, Opalino, Saddleback, Spangle, Spangle Melânico, Canela, Fallow, Lutinos e Albinos, Diluídos, Asas Claras, Asas Cinzentas, Arco Íris, Corpos-Claro, Arlequim Australiano, Rémiges Claras, Arlequim Holandês, Arlequim Dinamarquês, Amarelos e Brancos de Olhos Preto, Slate, Antracite, Face Preta, Periquitos de Poupa, O Mottle, Bicolores, Frisados, Feather Duster e diversas, para não dizer infinitas, combinações entre estas mutações. Alguns exemplares em vídeo compilamos no youtube.



A Peixes & Pássaros possui rações específicas para seu periquito bem como gaiolas e acessórios. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário