segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os fascinantes aquários de Ciclídeos Africanos

O primeiro passo para montar um aquário de ciclídeos é levar em consideração a quantidade e o tamanho dos peixes que queremos ter, pois a dimensão do aquário será diretamente proporcional aos organismos presentes no mesmo. Além disso, deve-se ter em mente que muitas vezes compram-se filhotes, que ainda se desenvolverão muito, tornando no futuro o aquário apertado para eles, caso não façamos essa previsão adequadamente.
Os ciclídeos africanos são oriundos de alguns lagos tais como o Tanganyika, Malawe e Victória. Sendo que cada lago possui suas particularidades. Não é recomendado fazer misturas entre peixes de lagos diferentes, pois por exemplo os peixes do Tanganyika são menores, menos agressivos, assim aumentando as chances de morte por disputa de território, uma vez que são animais territorialistas.
Os exemplares são bem coloridos e o ambiente lembra um pouco o aquário de água salgada.
O primeiro vídeo é de um maravilhoso aquário de ciclídeos:



Filtragem adequada, trocas parciais de água e um controle de aquecimento são essenciais para sucesso da empreitada, isso tudo para que os peixes permaneçam saudáveis e tenham suas cores realçadas. Pelo menos de 20 a 30% da água deve ser trocada semanalmente.
Os equipamentos básicos a serem utilizados são praticamente os mesmos dos aquários de outros biotipos: aquecedor com termostato, termômetro para monitorar a temperatura, testes de pH, gH e kH, condicionadores de água para remover o cloro, e substrato.
Existem condicionadores de água específicos para aquários de Cliclídeos, no qual irão ajudar a corrigir e estabilizar o pH, de acordo com os lagos que cada peixes habita. A Peixes & Pássaros possui várias opções para seu aquário.

O Substrato pode ser composto por:

- Aragonita - mineral com altíssimo poder de tamponamento e uma bonita aparência, demoram anos ate perder seu poder de tamponamento. Esses substratos devem ter a altura mínima de 8 centímetros em aquários de até 120 litros e 12 centímetros para volumes acima disso.
- Concha moída - Tem as mesmas propriedades e desvantagens da dolomita, além da possibilidade de liberação de fosfatos no aquário, dependendo de sua procedência.
- Dolomita - cascalho de cor branca encontrado em vários tamanhos de grãos. Deve-se ficar alerta, pois ela perde o poder de tamponamento com o tempo, e dependendo a espessura prende muita sujeira.
- Halimeda - é o esqueleto das algas Halimeda sps, tem a aparência de flocos de aveia, tem um ótimo tamponamento pelo fato de se dissolver lentamente, liberando carbonatos.

Olhem a quantidade de peixes nesse tank, o aquário é bem grande:



A temperatura deve ser mantida 24-29°C. O ideal seria equilibrá-la entre 26-27°C.
Temperaturas mais altas aceleram o metabolismo e conseqüentemente o apetite, aumentando a agressividade, além de diminuir a taxa de oxigênio dissolvido na água. Em relação ainda a qualidade da água, o fato do ambiente necessitar de água alcalina a amônia - Nitritos – Nitratos, prejudiciais aos peixes, tornam-se mais tóxicas para os ciclídeos.
A iluminação não necessita ser forte. As lâmpadas coloridas servem mais para o realce ds cores, ou seja, fator mais estético. Pedras e rochas, em quantidade apropriada para simular o ambiente natural servem de tocas de abrigo, visto serem peixes territorialistas.

Mais um vídeo de aquário de ciclídeos do Malawi (detalhe que troncos naturais não são adequados por acidificarem a água, provavelmente trata-se de backgroud artificial em 3 D):




Não são recomendadas plantas naturais pois a maioria dos ciclídeos são parcialmente ou totalmente herbívoros, tendendo a comer quase todas as espécies de plantas, porém nada impede de colocar as plantas artificiais, que dão um realce especial ao aquário. Além do fator predatório dos peixes em relação as plantas, o pH muito alto, com baixa quantidade de CO2 dissolvido, não favorece o crescimento da maioria das plantas, sendo outro aspecto indicador da incompatibilidade.

A Peixes & Pássaros tem rações, condicionadores, substrato, filtros, ou seja, tudo para seu aquário de ciclídeos. Fique a vontade de nos contactar.

Fontes: Videos incorporados do youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário